Ser Sábia !

Ser sábia!

 Para se ter um matrimônio divino, não requer somente que o homem seja bom ou salvo, mas requer uma mulher sábia. Por que digo isso? Porque conheço muitas mulheres que ao contemplar seus maridos não encontraram nenhuma razão para que elas agissem com amor e submissão, mas essas optaram por olhar à Cristo e recordam diariamente que Deus tornou-as  capazes para servir a Cristo mediante ao seu serviço, quer o marido mereça ou não! (I Pedro 3:1). O casamento está entre os relacionamentos mais bonitos que duas pessoas podem ter, mas ainda dá trabalho. Por sorte, os cristãos contam com a Palavra de Deus para os momentos de desafio. Em Efésios 5:33, Paulo escreve: ”Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o marido”. Aqui estaremos retratando sobre o comando de Paulo em relação a nós e não aos  homens, e ele diz que uma esposa deve respeitar seu marido. A necessidade número um dos homens é a honra e o respeito. Os homens não podem satisfazer essa necessidade sozinhos. Hoje, escolha estar comprometida, diga o quanto o ama, e que está disposta a rever suas atitudes quanto a honrá-lo de uma maneira que demonstre seu amor .

As mulheres que têm dificuldades em seu casamento requerem um esforço constante para que possam ter um coração alegre e serem cheias de gratidão. Procure cultivar uma postura de gratidão. Não dê seu marido por garantido. Seja apreciadora de tudo o que ele faz por você,  seja algo grande ou pequeno. Sempre diga “obrigada” (1 Tessalonicensses 5:18; Efésios 5:20). Homens e mulheres são completamente iguais em um casamento, mas Deus nos criou com diferentes conjuntos de necessidades e capacidades, e nós somos capacitadas a preencher esta necessidade em nosso cônjuge.  Uma esposa sábia é capaz de discernir quais os setores de sua liderança, quais são responsabilidades de seu marido e sabe respeitar os limites de cada instância sem dar palpites ou conselhos não solicitados.

Se você se converteu a Cristo, agora você é nascida de novo, aquela mulher que era resmungona, que chateava, perturbava e dava bronca em seu marido não existe mais, porque pessoas perdoadas, perdoam a outros, ainda mais por você ter o fruto do Espírito em sua vida, e não andar nos desejos da carne (Gal 5:16 a 23). Seu marido é um homem adulto e perfeitamente capaz. Ele não precisa que você aponte cada falha e defeito que observa em sua conduta. Porém, ele precisa de uma esposa que segure sua mão e diga, olhando em seus olhos, o quanto está orgulhosa dele e que o ama. Uma boa esposa é incentivadora. Ela motiva seu marido a ser um homem melhor a cada dia, ela confia em suas escolhas, ela comemora suas conquistas e o fortalece diante dos fracassos. Não seja irônica ou sarcástica: enxergue o melhor em seu esposo e faça com que ele entenda como você o vê. Não tenha medo de elogiar, de presentar, de agradar – homens gostam de ser bem-tratados e amam estar com uma mulher que seja parceira para todas as horas.  Escolha uma maneira de demonstrar honra e respeito ao seu cônjuge que vá além da sua rotina. Pode ser separar as roupas que ele irá vestir ou mesmo a forma como você ouve e fala com ele. Mostre ao seu cônjuge que ele é altamente honrado aos seus olhos...

tenha isto em mente: Aqui está uma verdade que pode chocar algumas pessoas, mas os homens são imperfeitos. Eles cometem erros. Muitas mulheres danificam suas relações matrimoniais ao tentar evitar que seu marido cometa esses erros. Então elas tentam corrigir o marido ou dizer o que ele deve fazer. Esse não é o papel da esposa. Quando o corrigimos na frente de seus amigos, estamos tendo um comportamento autodestrutivo. Uma melhor abordagem sobre o assunto é num momento relaxante onde você poderá sugerir: "Sabe sobre aquele tema, pensei...? Não exija perfeição na qual nenhuma de nós podemos alcançar. O casamento deve ser uma instituição de confiança, com muita comunicação e compreensão. Por vezes, exige uma postura firme e decisiva, mas tudo deve ser feito com compaixão e pensando na preservação do matrimônio.

 Amadas deixem de lado toda a falta de entendimento ou teimosia, e assumam um novo  papel de protagonista na esfera de seu lar, vocês verão que toda a carga que carregavam, será aliviada e seu lar se transformará em um milagre (Salmos 37: 3, 11).

P.S: Faça uma listinha e coloque num lugar visível para que diariamente você as possa praticar. E leia:  Pv. 1: 7, 2: 13 e 14:1.

  1. Não tente medir forças com seu esposo, aceite sua singularidade feminina. 
  2. Separe as áreas de atuação de cada cônjuge no lar. Não se sobrecarregue.
  3. Confie em seu esposo.
  4. Não mantenha segredos, você poderá se aprisionar neles.
  5. Seja a maior incentivadora e apoiadora de seu esposo, assim como era quando solteira.
  6. Jamais dê ultimatos ou use a intimidade como ferramenta de controle. Isto é papel de uma pessoa fraca.
  7. Tente entender o que ele fala, antes de responder-lhe. Quando necessário pergunte: "O que entendi é o correto"?
  8. Tenha orgulho quando ele ajuda alguém da família dele, principalmente os pais.
  9. Não tire a autoridade dele, principalmente na frente dos filhos. Lembre-se: os filhos agirão da mesma forma com o pai.
  10. O relacionamento íntimo é fundamental para o marido.Desfrute conjunto desta intimidade.

Com amor.

Mi Ometto

Medite também: Andando na Contra Mão