Amizade

Amizade

 

Clique para ouvir o podcast

Todos precisamos de um amigo, alguém que possamos acudir, desabafar ou abraçar. Por vezes amigos são membros da família. Outras vezes, companheiros de trabalho, colegas da escola ou vizinhos. A amizade é uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa. Trata-se de partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões. Alguém uma vez disse, se tens um amigo, tens tudo, e não poderia estar mais certo. A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15: 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo e estender o seu amor aos outros. Novamente cito o próprio Senhor Jesus, mesmo tendo tantos discípulos, ele tinha aqueles dos quais desejava ter intimidade, podemos citar Pedro, Tiago e João, sendo os mais conhecidos pelas várias passagens… Outros discípulos que podemos citar dos quais Jesus tinha constante contato são Marta, Maria e Lázaro, sendo que com estes existia uma particularidade especial, pois é evidente um prazer em estar juntos à mesa, conversar e dormir em suas casa. Tanto que quando lemos João 11, vemos um lindo exemplo de intimidade entre eles. Quando temos um amigo, sabemos que somos amados e os dias até parecem mais animados e leves.

Amizade é sinônimo de afeição, cumplicidade, fidelidade, amor. E falando em amor, gostaria de compartilhar este amor em um relacionamento de amigos. 

Quando consideramos tudo que Deus fez por nós, é óbvio que Ele é o nosso melhor amigo, somente Ele pode preencher o vazio de nosso coração, mas como humanos é normal imploramos por amor, necessitamos um abraço, um ouvido atencioso, um reclinar no peito como João fazia, ouvindo o coração do Senhor. Gosto muito de pensar que o Deus eterno desejou passar tempo de qualidade com suas criaturas, e está é uma verdade única do cristianismo, o Senhor Jesus mostra isso em (Jo 14:23/ 17:24), Ele tem esse desejo íntimo e de qualidade com aqueles que compreendem e respondem ao seu amor. A amizade é sempre muito questionada, já que nem sempre é tão recíproca quanto desejamos. Nós muitas das vezes nos achamos tão espirituais que qualquer abraço, qualquer beijo, qualquer ouvido disposto, o ato de lavar os pés tendemos a interpretar como sensualidade em tudo ou interesse, sendo que, na verdade, pode ter sido um simples gesto de amor, como o de Maria beijando os pés de Jesus ou João reclinado no peito do Senhor. Amadas, é importante lembrar que a maior amizade que já estabelecemos foi essa que suportou uma cruz para nos ver salvos e que quanto mais O conhecemos, mais lições fundamentais para a vida agregamos. A amizade é um dom. E o dom implica três dimensões fundamentais: é gratuito, inesperado e imerecido. Os amigos são um dom, pois nos são dados de maneira gratuita. Amizade verdadeira não se compra, mas os laços vão sendo criados de maneira muito natural e sem cobranças. Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente. Um amigo divide com você os momentos bons assim como os ruins, tanto os seus quanto os dele. O amigo te mostra onde você está errando, não para culpar, mas sim para ver o seu crescimento, portanto, a amizade cristã está relacionada a virtudes que zelam pela paz, solidariedade, companheirismo, amor, paciência e a outros atributos importantes para a vida espiritual. Por isso, procure fortalecer os laços com um amigo de fé que o ajude a ser mais cristão a cada dia…

Cristo nos mostra o ápice da verdadeira amizade quando oferecemos tudo o que temos, o que somos e perdoamos as falhas uns dos outros por amor. O perdão é a base da amizade e de qualquer relação que estabelecemos, é o reflexo do poder da amizade e mostra como o amor é vinculado à humildade de reconhecer que na imperfeição de quem amamos está presente a oportunidade de crescermos também. Amadas, é importante lembrar mais uma vez que a maior amizade que já estabelecemos foi essa que suportou uma cruz para nos ver salvos e que quanto mais O conhecemos, mais lições fundamentais para a vida agregamos. Amadas, assim, a primeira atitude da qual necessitamos para viver a amizade ao modo de Jesus é dar a vida como Ele: “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). Tal é o amor com que Cristo nos amou. Então ainda hoje, celebre com seus amigos.

Com amor,

Mi Ometto