Beleza Interior X Beleza Exterior

Dicas de Mãe para Filha!!!!

Beleza Interior X Beleza Exterior

Como sua maquilagem e seu cabelo ficaram bonitos, tudo ficou muito harmonioso e combinou com você!!! Você está linda!!!

Ah, como é bom ouvir esse tipo de elogio! Como é bom, como é prazeroso se sentir bonita! Toda mulher aprecia se sentir bela, elegante, estar bem produzida e bem arrumada. E por falar nisso, há quem diga que não existe mulher feia, existe mulher mal produzida ou mal arrumada. Na Bíblia, em Gênesis 1:27, aprendemos que fomos criadas à imagem de Deus e devemos refletir Sua imagem! Afinal, fomos criadas com essa missão – refletir a imagem de Deus e glorificar o seu Santo Nome!!!

Como estamos nós, mulheres cristãs com uma missão, refletindo a imagem de Deus? E por falar nisso, gostaria de compartilhar três dicas de beleza que nos ajudam a refletir melhor a imagem de Deus e que, verdadeiramente, é de grande valor para Ele!!!

A primeira dica: Limpe o seu coração!!!

Na carta de 1Pedro 3:1-4, Pedro escreve para cristãos que estavam dispersos, e haviam sido perseguidos em forma de calúnia, distúrbios, intervenção policial e ostracismo social. E por causa de tudo isso, ele encoraja os crentes a se alegrarem em tais provações e a viverem acima delas. E é no capítulo terceiro que ele escreve diretamente para as mulheres, e isso é digno de nota, pois assim, as coloca em pé de igualdade entre os leitores e os ouvintes da carta.

Mas, a jovem solteira pode questionar: - Sim, mas Pedro não escreve para as mulheres “casadas”? É verdade, no primeiro verso, ele se dirige às esposas que têm maridos, filhos e filhas. Às esposas, como no verso 2, que são chamadas a terem um comportamento honesto e cheio de temor. E essa conduta cheia de temor é baseada numa vida de santificação (leia 1 Pedro 1:15,16) e de obediência à Palavra de Deus (leia 1 Pedro 1:17,22).

Porém, quando olhamos para o primeiro capítulo desta primeira epístola de Pedro, vemos que ele não se dirige especificamente às mulheres casadas. Assim, ao olhar para o texto de 1 Pedro 3, podemos entender que o comportamento cheio de temor e um coração unido a um incorruptível traje, que é de grande valor para Deus, não é uma conquista apenas da mulher casada. Para as moças cristãs, essa jornada começa antes do casamento, ademais, este comportamento cheio de temor cultivado desde já pode ser ou será expresso com maior naturalidade no casamento – isso é de grande valor para Deus!

Se o apóstolo Pedro nos chama, mulheres, para termos uma vida santa porque Deus é Santo, devemos limpar o nosso coração!!! Em 1 João 1:9 diz que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Deus purifica e perdoa, mas a nossa atitude é de confessar os pecados – identificar a sujeira e limpar.

Note bem o paralelo, para se ter um bom resultado em qualquer produção, seja de cabelo ou da maquilagem, é necessário lavar os cabelos e limpar o rosto! E para refletirmos, com beleza, a imagem de Deus devemos limpar o nosso coração!

Confesse seus pecados, perdoe, peça perdão, não deixe nada guardado, mesmo que ninguém veja ou saiba, se é um sentimento impuro, rancoroso, orgulhoso, isso é suficiente para não refletir com aprovação a imagem e a glória de Deus.

A mulher cristã com uma missão reflete a imagem de Deus quando limpa o coração!!

A segunda dica: tonifique o seu relacionamento com Deus!!!

O que é tonificar? Tonificar significa fortalecer, estimular, revigorar!

Como vamos tonificar o nosso relacionamento com Deus? O texto de 1 Pedro 2:1,2 nos esclarece de modo maravilhoso! Ele reforça a ideia de limpar o que está sujo, que é despojar de toda malícia, engano, fingimento, inveja e murmurações, e nos chama para colocar algo no lugar do que foi limpo!

Quando limpamos o rosto para a maquilagem é importante passar um tonificante, um creme hidratante para fortalecer e hidratar a pele bem como com nossas madeixas! Para se ter um bom resultado, seguir essa dica é fundamental! Caso contrário, cá entre nós, não tem efeito bom e pode até ficar feio!!!

E para tonificar o relacionamento com Deus devemos cultivar um desejo intenso pela Palavra de Deus e nos alimentar dela! Sermos guarnecidas com o alimento da Palavra nos motiva a dar respostas adequadas para Deus, inclusive através de uma vida de oração mais dedicada, como somos encorajas em 1 Tessalonicenses 5:17- “Orai sem cessar”.

Mulher cristã, filha do Rei, faça um plano de ação para incrementar e tonificar o seu relacionamento com Deus, diariamente. Veja qual é o melhor momento do seu dia para ficar a sós com o Pai Celeste e desfrutar de uma maravilhosa comunhão através do estudo da Palavra e oração! E assim também você tonificará o seu coração!

A mulher cristã com uma missão reflete a imagem de Deus quando limpa e tonifica o seu coração!!!

E a terceira dica: tire os excessos!!!

O que diferencia a mulher do homem é a sua beleza e a sua graciosidade!! E como é bom ser mulher, se sentir bonita, estar bem arrumada e bem produzida. No texto de 1 Pedro 3:3-4, Pedro não condena que a mulher cuide de sua aparência, do seu físico e de sua beleza, mas chama a atenção ao mostrar o que realmente é de grande valor para Deus!! E a grande questão é: o que verdadeiramente enfeita e deixa a mulher bela?

A Bíblia como um todo e especificamente nesta primeira carta do apóstolo Pedro não condena os enfeites, mas o exagero deles. As Escrituras falam da noiva adornada, e em 1 Pedro 3 salienta-se uma mulher sem exageros, que tirou os excessos e que sabe o que verdadeiramente é de grande valor para Deus!!!!

E o que é tão precioso para Deus? A beleza que vem de dentro e que não desaparece: a beleza de um espírito amável e sereno!!!

Quando tiramos o excesso da maquilagem, um blush que ficou muito carregado, um cabelo que ficou fora do lugar precisamos ter mansidão e um jeitinho para consertar, aparar e retocar, e, então, um bom e belo resultado virá.

O espírito manso e tranquilo da mulher cristã com uma missão é o resultado de um coração limpo e fortalecido, independentemente de seu temperamento, porque essa mulher confia e espera no Senhor! A exemplo da nossa higiene pessoal, a limpeza e o cuidado com o nosso coração também devem ser diários, todos os dias, um belo e saudável hábito!!!

A mulher cristã com uma missão reflete a imagem de Deus quando limpa, tonifica e tira os excessos do seu coração!