Muitas amigas me perguntam: como estudo a Bíblia?
Bem, em primeiro lugar temos que entender que a Bíblia é Deus falando.
Nosso Deus é um Deus que fala. Ele criou o mundo falando (Gênesis 1:3), suas palavras deram forma à Terra.
Se a Bíblia é realmente Deus falando, então cada uma de nós deveríamos buscar a cada dia essa palavra, ela é o sopro de Deus.
A palavra de Deus nos chama da morte para a vida, ela é poderosa.
Toda a Escritura é inspirada por Deus para um propósito ( Ensino, repreensão, correção, educação na justiça, tornando o homem de Deus competente para toda a boa obra, 2 Timóteo 3:16 ). Ela é para todos, não para uma classe especial apenas.
Toda a Escritura é sobre Jesus. Ele é o centro de toda História, vemos Cristo no início como o Verbo que estava com Deus e era Deus (João1:1a 3).
Toda a história começa com esse Deus criando os céus e a terra, e termina com Deus recriando, fazendo um novo céu e uma nova terra. Há uma coerência do inicio ao fim.
Tendo isso em mente vemos que podemos ler esse livro de forma integral, Novo e Antigo Testamento.
Quero exemplificar através do livro de Isaías capitulo 55 como estudo. Espero que sirva de alguma forma, porém tenho certeza que o Espírito Santo lhe capacitará nesta jornada. Leia os tópicos usando sua Bíblia.
Versículo l:
- Venham todos… (ninguém é absolutamente excluído, a salvação pertence a todos).
- Os que tem sede (sem água o nosso corpo começa a debilitar-se, não há vida),o Senhor Jesus é a Água da Vida .
- Os que não tendes dinheiro… (tudo no mundo necessita de dinheiro para comprar, porém aqui vemos algo totalmente gratuito, a salvação, ela veio para os pobres de espírito e necessitados.
- Vinho… (alegria para alma).
- Leite… (o alimento materno essencial para um recém nascido).
Versículo 2:
- Gastar naquilo que não é pão… (gastar em favor do reino, onde o ladrão não rouba, a traça e nem a ferrugem corroem), tesouros eternos.
- Trabalho em vão …(quando trabalhamos para o Senhor há realização e satisfação), a seara é grande e há poucos trabalhadores.
Versículo 3:
- Abra os ouvidos…(muitas vezes nos fazemos de surdos e não ouvimos o que a palavra quer nos dizer, escutem), o Senhor nos alerta várias vezes “Quem tem ouvidos ouça…”
- Alimente-se do que é saudável (temos a propensão de alimentarmos daquilo que já está pronto, aqui vemos zero fast foods, para uma alimentação saudável necessitamos de tempo e esforços).
- Vos deleitareis…(as nossas papilas gustativas despertam em nós sensações de deleites e satisfações ou seja quando comemos algo que gostamos muito despertamos satisfação em todos os sentidos da alma).
Versículo 4:
- Inclinai os ouvidos, vinde a mim, ouvi …(existe muitas vozes, quais ouvimos? Temos o exemplo de João 10, eu ouço e respondo com uma ação, vou de encontro da voz).
- A vossa alma viverá …(a vida está em Jesus),”Eu sou o caminho a Verdade e a Vida…João 14:6.
- Farei uma aliança perpétua… (O Senhor não é homem para que minta, assim como prometeu a Davi sobre seu descendente se cumpriu na pessoa do Senhor Jesus, Lucas 1:67a79).
Versículo 5:
- Eis que chamará…(através de Cristo a Graça alcançou as nações, e a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus).
Versículo 6:
- Buscai ao Senhor…(o dia da salvação e arrependimento é hoje, o dia do Senhor está perto não endureçais os vossos corações ).
Versículo 7:
- Deixe o perverso o seu caminho…(há uma esperança, para o homem, hoje há um caminho de volta para Deus).
Versículo 8:
- Porque os meus pensamentos…(os nossos sentimentos são suscetíveis ao estado das nossas emoções, e nossos pensamentos são influenciados pelas emoções em que vivemos).
Versículo 9:
- Porque os meus pensamentos…(há diversos caminhos e atalhos), o Senhor Jesus mesmo disse “Eu sou o caminho”.
Ele afirma que seus pensamentos são muito acima dos nossos (céus mais altos que a terra).
Versículo 10:
- Assim como desce a chuva…(a chuva é um presente de Deus aos homens, assim como ela cai e reergue as plantas, fazem-nas florescer e gerar alimentos aos homens, da mesma forma é a Palavra).
Versículo 11:
- A palavra que sai da minha boca…(a palavra convence o homem sobre o pecado e o juízo, através da palavra temos paz com Deus, ela trouxe Luz e Vida para os homens).
Versículo 12:
- Saireis com alegria…(temos novamente comunhão com Deus, temos seu Espírito que habita em nós, há um novo canto em nossos lábios e uma paz que excede todo entendimento humano).
Versículo 13:
- Em lugar…(toda a criação, domínio e principados verão que há gratidão em nossos corações, mesmo que haja espinhos, nossas almas cantarão, pois sabemos que Ele é soberano).
Que cresçamos a cada dia no conhecimento desta Graça tão maravilhosa.
Com amor.
Gostou? Clique e leia +, Salmo 84