Corra!
2 Samuel 18:19-23; João 20:1-4
Aimaás
Absalão estava morto! Com sua cabeça pendurada num carvalho, ele ficou pendurado entre o céu e a terra quando Joabe - apesar da ordem do rei - lançou três lanças em seu coração (2 Sm 18). O povo de Israel do lado do falso rei foi derrotado, agora cada um fugiu para sua tenda.
A mensagem de vitória tinha que ser entregue ao rei Davi. Quem levaria? Há o Aimaás. Uma vez antes – arriscando sua vida - ele havia levado notícias importantes ao rei quando fugiu de seu filho Absalão. - " Deixa-me correr, e denunciarei ao rei que já o Senhor o vingou da mão de seus inimigos". Seu coração bate por Davi, buscando a honra e a glória de seu Senhor. Por amor a seu mestre, o rei, ele procura dar-lhe a notícia da morte de Absalão suavemente.
Mas o político Joabe não acha que Aimaás seja o homem certo neste dia: Cusi deveria correr, já que o filho do rei está morto. Mas Aimaás não aceita ser recusado. E Cusi pode se curvar diante de Joabe (v. 21), mas ele quer curvar seu rosto em terra diante do rei e depositar seu afeto a seus pés (v. 28). Assim, ele exige duas vezes de Joabe com grande energia e determinação: " Seja o que for, disse Aimaás, correrei. E Joabe lhe disse: Corre. E Aimaás correu pelo caminho da planície, e passou a Cusi.
Corremos como Aimaás? De onde ele tirou essa energia? O amor por Davi o fez correr dessa maneira. "Olhe para Jesus..." é isso que precisamos, amados! Na mesma medida em que olhamos para Jesus, o autor e consumador da fé, nesta mesma medida em que somos confrontados com os muitos fardos deste tempo e que receberemos forças para corrermos com paciência a carreira que nos está proposta, (Hb 12:1.2). Sim, é uma corrida. Aimaás estava determinado a ser o primeiro a chegar. E você, você quer ser ultrapassado?
Aimaás é como o apóstolo Paulo: ele não correu como se fosse para o incerto (cf. 1 Co 9:26), ele correu direto para seu objetivo - sem desvios. Para onde estamos realmente correndo? - Ah, que a abençoada pessoa de Jesus, nosso Senhor, possa nos atrair mais! Quão rápido for nosso percurso, mais reto e feliz será nosso caminho!
A corrida cristã é como um longo corredor, no final do qual há luz. À direita e à esquerda estão penduradas as magníficas figuras de velhos heróis da fé, uma nuvem de testemunhas nos rodeia. Mas na frente está a luz: "Olhando para Jesus..." Quanto mais nos aproximamos da luz, mais brilhante ela se torna ao nosso redor. Não que já o tenhamos tocado, não - ainda não estamos com Ele. "Mas eu vou atrás dele..." - Ele? Bem, o preço da luta. - O alto preço? Este é Cristo - Cristo em glória! " Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. " (1 Coríntios 9:24).
Maria Madalena
Sim, deixemos que a luz de outra cena reflita em nossa alma: O Senhor Jesus tinha morrido! O mundo estava agora completamente vazio para Maria Madalena, totalmente vazio sem Ele. Aquele que tinha expulsado dela os sete demônios e tinha feito seu coração completamente feliz através de Seu amor, que ela tinha seguido, servindo-O com suas posses - Ele não existia mais! Ela O havia visto pendurado na cruz, havia observado junto com as outras mulheres da Galiléia como O haviam tirado da cruz e O haviam colocado no sepulcro. No início da manhã do primeiro dia da semana, quando ainda estava escuro, ela vem sozinha ao sepulcro, antes das outras mulheres e o encontra - vazio! (João 20). O Salvador morto também tinha que ser tirado dela?
Mas notemos o que Maria está fazendo: ela está começando a andar! Ela corre para Simão Pedro e o outro discípulo, ela corre por amor a Seu Senhor, ela corre "porque" - como ela diz logo depois para o "jardineiro" - "eles levaram meu Senhor, e eu não sei onde o puseram". Que amor devoto no coração desta mulher! Como deve ter sido de refrigério ao coração do Senhor, que talvez já estivesse muito próximo dela, contemplar isto!
Pedro e João
A notícia de Maria também coloca os dois discípulos em movimento: eles correm juntos para o sepulcro. Mais uma vez, é como uma corrida. Um corre mais rápido do que o outro. Certamente, é Pedro - ele será o primeiro? Não! O outro discípulo correu à frente, mais rápido que Pedro, e foi o primeiro a chegar ao sepulcro. Pobre Peter. As coisas não estão indo bem com uma consciência perturbada! –
Você entende, meu irmão, por que você não anda mais tão bem? Você não anda tão perto do Senhor como costumava andar? Você se sente julgado nisto ou naquilo? "E o Senhor voltou-se e olhou para Pedro... E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente" (Lc 22:61,62). Olhe, você não anda bem se não está feliz! Ah, que o Senhor não precisa dizer de nós: " Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? (Gl 5:7). Completamente triste quando pertencemos àqueles que voltam para a casa deserta, como está escrito: " Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa."! (Ageu 1:9). Cada um para sua própria casa! Existe uma palavra que marcou mais adequadamente nossos dias? E tudo o que coletamos são os salários em um saco cheio de buracos. De fato, não vale a pena o esforço de correr.
Há uma pessoa para quem e por quem vale a pena correr - Cristo! Que tenhamos o mesmo desejo que a noiva em Cântico dos Cânticos: " Leva-me tu; correremos após ti.” (Ct 1:4). Sim, atrás de Ti! No final de seu dedicado ministério, Paulo poderia dizer: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". (2º Tim 4,7). Será que poderemos dizer isto um dia?
Em breve o Senhor Jesus virá para nos levar. Como será quando O encontrarmos, então Ele nos conduzirá à Casa do Pai e nos permitirá desfrutar das bênçãos eternas da Casa do Pai! " Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. " (Lc 12:37). Adorável amor! - Mas lembre-se, você nunca mais ouvirá de Seus lábios esta palavra que Ele diz para você hoje: Corra!
Traduzido por Loide Bremicker