CONHEÇA 5 TIPOS DE COSMÉTICOS E SUAS DIFERENÇAS
Você já ouviu falar em cosméticos naturais, orgânicos, biodinâmicos, cruelty-free e veganos?
A variedade de produtos que encontramos nas prateleiras tem crescido cada vez mais e suas nomenclaturas são muitas, o que pode nos deixar um pouco confusas com tantas opções. Com uma proposta diferente dos cosméticos convencionais, cada um deles é fruto de iniciativas conscientes que buscam um modo de vida mais saudável, utilizando ingredientes seguros e que sejam produzidos de forma mais ética e sustentável.
Sabendo isso, você pode escolher aquele produto que representa tudo aquilo que você busca em um cosmético. Então vamos conhecer mais sobre cada um deles, lembrando que um cosmético pode se enquadrar em mais de um tipo ao mesmo tempo.
Naturais: São cosméticos naturais aqueles feitos com no mínimo 95% de matérias-primas naturais e, no máximo 5% de ingredientes sintéticos.
Devido ao potencial de prejudicar a saúde, nenhum desses ingredientes sintéticos podem estar na composição de um cosmético natural: parabenos, petrolatos, triclosan, mercúrio, óleo mineral, hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e silicone.
O uso de matérias-primas de origem animal, como a cera de abelha, é permitido entre os cosméticos naturais, porém testes em animais e uso de matérias-primas fruto do sofrimento e/ou morte destes são proibidas. (Em post anterior, intitulado “Os benefícios dos cosméticos naturais”, nos aprofundamos um pouco mais sobre essa categoria de cosméticos).
Orgânicos: Não possuem nenhum ingrediente sintético em sua composição, sendo 100% naturais - dos quais no mínimo 95% devem ser matérias-primas orgânicas certificadas. As matérias-primas orgânicas são aquelas cultivadas de maneira sustentável e sem a utilização de fertilizantes sintéticos, pesticidas e agrotóxicos. Da mesma forma que os naturais, os orgânicos admitem uso de matéria-prima animal, porém testes em animais e uso de matérias-primas fruto do sofrimento e/ou morte destes também são proibidas. Todo cosmético orgânico é também natural, mas nem todo o natural é orgânico.
Biodinâmicos: essa categoria de cosméticos é uma versão aprimorada e superior aos orgânicos. Além de serem produtos 100% naturais e não utilizarem fertilizantes sintéticos, pesticidas e agrotóxicos no cultivo das matérias-primas, são ainda levados em conta e respeitados os ciclos naturais das plantas e demais fatores que influenciam no cultivo, como as fases da lua e as estações do ano. Todo cosmético biodinâmico é natural e orgânico.
Cruelty-free: São cosméticos livres de crueldade. Entre eles é proibida a realização de testes em animais, mas o uso de matérias-primas de origem animal é permitido. Não necessariamente os cosméticos cruelty-free são naturais, sendo possível apresentarem uma composição totalmente sintética.
Veganos: Cosméticos veganos são aqueles que não utilizam nenhuma matéria-prima de origem animal, além de matérias-primas e produto final também não poderem ser testados em animais.
Da mesma forma que os cosméticos cruelty-free, os veganos podem utilizar matérias-primas totalmente sintéticas. Todo cosmético vegano é também cruelty-free, mas nem todo cruelty-free é vegano.
Como identificar cada um deles?
É possível reconhecer em qual/quais categoria(s) um cosmético se encaixa pela presença de selos de certificação estampados na embalagem dos produtos. Esses selos facilitam a escolha do consumidor em adquirir o tipo de cosmético que mais o agrada e se enquadra em seu estilo de vida.
Mas atenção, o fato de um produto não apresentar selo não significa que ele não se enquadre como natural, orgânico, biodinâmico, cruelty-free ou vegano, já que as empresas que emitem as certificações podem ser contratadas por livre iniciativa do fabricante, não sendo esse um processo obrigatório no Brasil. De toda forma, aqueles que possuem certificação nos proporcionam maior garantia de procedência e deixam nossa escolha muito mais prática.
No quadro abaixo você pode conferir alguns dos selos mais comuns presentes nos produtos nacionais e importados de cada categoria.
Por Vivian Storer Tod
FONTES:
Blog Belle Bio beleza natural. O que você precisa saber sobre biocosméticos. Acesso em: https://blog.bellebio.com.br/biocosmeticos/
Blog Sallve. Orgânico, vegano, biodinâmico ou clean beauty: aprenda as diferenças. Acesso em: https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/organico-vegano-natural-diferencas-cosmeticos
Blog (Ins)piradas. Você sabe a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos, biodinâmicos, veganos e cruelty-free?. Acesso em: https://www.iinspiradas.com/2019/04/voce-sabe-diferenca-entre-cosmeticos.html