“…levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”
Eva já havia passado por tantas perdas, sua comunhão com Deus, a sua inocência em relação ao pecado, sua vida perfeita no jardim… Agora uma perda terrível para uma mãe, um de seus filhos! E a maneira pela qual tudo aconteceu, com certeza, novamente abalou profundamente os sentimentos de Eva. Morto pelo próprio irmão! Tudo fruto do pecado!
Aquela paz e alegria que ela havia vivido no início havia se transformado em sofrimentos cada vez maiores!
Sabemos que perdas entristecem o coração, creio que cada uma de nós ja passou por alguma perda familiar na vida, é um sentimento duro, no entanto, para nós cristãs temos ainda a alegria da certeza de um reencontro num futuro breve! Isso é algo maravilhoso que Deus nos proporciona para nos ajudar a suportar esses momentos, e apesar da dor sentimos um alívio e termos um motivo para agradecer. Como sempre ouvimos em velórios “Graças a Deus vamos nos ver um dia de novo!” Isso é real, é gratidão em nossos corações que muitas vezes nem percebemos. Que possamos ser sempre gratos ao Senhor Jesus por ter nos comprado com Seu precioso sangue e nos dado essa maravilhosa certeza de um reencontro.
“Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.”
Outra perda está frente a Eva, Cain seu filho sai como fugitivo!
Mas, novamente Deus vem ao encontro da necessidade de Eva e não a deixa perder a esperança, Ele lhe dá outro filho. A bondade e misericórdia do Senhor é enorme! Um filho não toma o lugar do outro, mas com certeza ele ajudou a preencher uma parte daquela solidão e vazio que Eva sentia em seu coração , ao ponto dela dizer: “Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel”.
Que nós possamos também sempre buscar em nossas vidas o que o Senhor tem nos proporcionado para suprir, preencher ou porque não até mesmo substituir e alegrar nosso coração quando algo nos entristece, seja qual for a situação.
Que possamos sempre buscar nEle a nossa força e refúgio em todas as circunstâncias! Ele está perto e pronto para nos socorrer!
Que possamos aprender muito com a vida de Eva, reflitamos muito nas atitudes dela e sem esquecermos das circunstâncias e época que ela viveu! Hoje temos muitas facilidades em determinadas coisas e ainda achamos motivos para lamentar, creio que devemos ver mais as misericórdias e bondades do Senhor para conosco, sempre se voltando a nós, nos questionando mas também nos amparando quando vê nosso reconhecimento e humildade!
Loide Bremicker