LAVA LOUÇAS NATURAIS

LAVA LOUÇAS NATURAIS

LAVA LOUÇAS NATURAIS: DÊ ADEUS ÀS MÃOS RESSECADAS

Você sabia que existem lava louças naturais? Sim, é possível lavar as louças sem ressecar as mãos!
Ao contrário dos detergentes comuns, que deixam nossas mãos ásperas, podem causar alergias e ainda produzem espuma maléfica ao meio ambiente; as opções naturais são uma forma mais saudável e sustentável de realizarmos essa tarefa diária.

Confira algumas vantagens dos lava louças naturais:

São feitos com base vegetal

Enquanto os convencionais possuem tensoativos químicos para “quebrar” as gorduras, como o lauril; as opções naturais costumam utilizar as propriedades desengordurantes provenientes do coco, garantindo ao mesmo tempo a eficiência do produto e a proteção e hidratação da pele durante o manuseio.

São hipoalergênicos

Por conterem fórmulas suaves e naturais, além de não deixarem resíduos químicos nas louças, contribuem para prevenir irritações na pele e possuem baixa chance de causar alergias. São excelentes para pessoas que tem pele sensível.

Possuem óleos essenciais e não utilizam corantes artificiais

Os lava louças naturais não utilizam essências fortes e artificiais em sua composição, mas sim óleos essenciais naturais e puros. Como já mencionamos em nosso post anterior “Óleos essenciais: preciosidade que vem da natureza”, os óleos tem a capacidade de influenciar nosso humor, o que pode tornar esse momento de trabalho diário muito mais agradável. É possível encontrar lava louças com óleos essenciais de laranja (promove alegria), lavanda (proporciona relaxamento), capim limão (combate o estresse), entre outros. Além disso, os lava louças naturais não utilizam corantes artificiais, podendo conter entre seus ingredientes corantes naturais provenientes de plantas (como o corante clorofila).

São biodegradáveis e utilizam embalagens sustentáveis

Por terem uma composição orgânica, feita a base de vegetais, os produtos biodegradáveis possuem uma decomposição mais rápida, evitando a contaminação do meio ambiente e não acumulando lixo no planeta. A espuma dos lava louças naturais é menos abundante e, como é proveniente do coco, se decompõe rapidamente sem poluir.
O mito de que abundância de espuma é sinônimo de limpeza foi criado na década de 50, com as propagandas de xampu; porém, a espuma foi criada apenas para ser uma percepção visual. Nos lava louças convencionais, além de espumarem em excesso, fazendo com que gastemos mais água para enxaguar, essa espuma não é biodegradável, acumulando nos rios e afetando sua taxa de aeração (bloqueando a entrada de oxigênio), além de bloquear a entrada de luz e afetar a vida nesse ambiente.

Quanto às embalagens dos lava louças naturais, elas são sempre pensadas com o propósito de não gerar mais resíduos, sendo geralmente provenientes de plástico reciclado, além de poderem ser recicladas após o uso.

 E existe opção natural para substituir a esponja sintética?

As esponjas sintéticas são grandes acumuladoras de bactérias, podem riscar alguns tipos de louças, tem uma duração média de apenas uma a duas semanas e dificilmente são recicladas, levando cerca de 100 anos para se decompor.

Uma excelente opção é substituí-las pela bucha vegetal. A bucha pode ser utilizada por um período entre 2 e 3 meses (desde que bem cuidada), não risca as louças e, como é biodegradável, ao fim de sua vida útil pode ser depositada em uma composteira ou descartada no lixo orgânico, não gerando mais resíduos em nosso planeta. Para manter a bucha limpa e aumentar sua vida útil, é recomendado fervê-la uma vez por semana (apenas com água ou água com um pouco de sabão de coco natural) e após a utilização, sempre deixar secar.

Minha experiência com os lava louças naturais e a bucha vegetal

Alguns meses após casar e começar a ter mais responsabilidades com a casa do que tinha quando solteira, comecei a perceber que minhas mãos estavam tão ressecadas, ásperas e rachadas que nem o hidratante estava dando conta de recuperar. Cheguei a comprar algumas luvas, mas sempre que lembrava delas, já estava com as mãos na água (risos!)

Como já havia começado a trocar alguns cosméticos e maquiagens por opções naturais, decidi pesquisar se também existiam produtos naturais para lavar as louças. Para minha alegria, encontrei uma boa diversidade de marcas e tipos: líquido, em barra, em pó (para máquina de lavar), com óleos essenciais, sem fragrância...

Hoje, quase um ano depois que iniciei essa experiência, posso dizer que aconteceu uma revolução em minha cozinha: minhas mãos nunca mais ficaram ressecadas por conta da lavagem das louças. Além desse ponto positivo visível, ainda percebo uma sensação de bem estar quando sinto os deliciosos aromas desses produtos. É um cheiro suave e agradável, muito diferente dos químicos, que às vezes até ardem os olhos e o nariz.

O único ponto negativo que consigo destacar é o preço, que é mais elevado em comparação ao produto convencional (em torno de 7 reais o sabão em barra e 11 reais o líquido). Como um frasco de lava louças líquido têm durado em minha casa, em média, entre 1 mês e 1 mês e meio; levando em conta o rendimento do produto, a qualidade e todos os benefícios que percebo para a minha pele e saúde (e ainda ao meio ambiente!), achei que têm valido a pena o investimento.

Vamos torcer para que eles se tornem mais acessíveis, podendo assim alcançar cada vez mais pessoas.

Quanto à bucha vegetal, confesso que pensava que não iria gostar. Para minha surpresa, achei que limpa super bem, dura muito mais que as esponjas (sem ficar com aquela sensação gordurosa no fim da vida útil, como acontece com as esponjas), além de ser mais econômica.

Você se interessou pelos lava-louças naturais e não sabe onde encontrar? Aqui vão algumas dicas de marcas que possuem produtos de qualidade e que podem transformar a sua experiência de lavar as louças: Positiv.a, Bioz Green e Biowash.

 Por Vivian Storer Tod

 

FONTES:

Blog Positiv.a. Pele X produtos de limpeza. Acesso em: https://blog.positiva.eco.br/pele-x-produtos-de-limpeza/

Blog Positiv.a. Biodegradabilidade nos produtos de  limpeza. Acesso em: https://blog.positiva.eco.br/biodegradabilidade-nos-produtos-de-limpeza/

Blog Positiv.a. Bucha vegetal X bucha sintética. Acesso em: https://blog.positiva.eco.br/buchas/

Blog Positiv.a. Por que tem espuma perigosa? Acesso em: https://blog.positiva.eco.br/por-que-a-espuma-e-perigosa/