Lealdade na Amizade

Lealdade na Amizade

Lealdade na Amizade (História bíblica de Rute e Noemi)

Por causa de uma grande fome na terra, a família de Elimeleque foi de Belém de Judá para os campos de Moabe. Depois de um tempo, Elimeleque morreu, e Noemi, sua esposa, ficou viúva com seus dois filhos homens. Após a morte de Elimeleque, Malom e Quiliom, os filhos de Noemi, se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Passaram-se quase dez anos e os filhos de Noemi também morreram. Noemi, além de viúva, ficou sem seus dois filhos.  Que tragédia!

Depois de toda esta situação, Noemi ficou sabendo que em sua terra natal voltara a ter comida, então, ela decidiu ir embora. Ao que tudo indica, suas noras iriam acompanhá-la, mas Noemi pediu que elas ficassem em Moabe com seus pais até que pudessem se casar novamente.

Noemi estava muito triste, enlutada, se sentindo sozinha e desprotegida, pensando até que Deus estivesse lhe castigando. Naquele momento, Orfa, depois de chorar, beijou sua sogra e se despediu, mas Rute se apegou firmemente a Noemi e não foi embora.

Noemi, mais uma vez, tentou persuadir Rute para voltar para o seu povo e aos seus deuses. Mas Rute, com firmeza e convicção, disse para sua sogra que não voltaria e nem a deixaria, pois aonde ela fosse, Rute iria, onde ela vivesse, Rute viveria e que o povo de Noemi seria o povo dela, o seu Deus seria também o Deus dela. E disse mais, que Deus a castigasse severamente se não fosse a morte o motivo da separação delas. Um compromisso estabelecido e assumido!

Quando Noemi viu toda a decisão firme de Rute, desistiu de insistir para Rute ficar. Então as duas, Rute e Noemi, foram para Belém. Chegando em Belém, as pessoas reconheceram Noemi, e ela fez questão de demonstrar toda sua tristeza e amargura, especialmente para com Deus. E Rute estava com Noemi o tempo todo.

Depois que elas se instalaram, Rute foi procurar alimento, sustento para as duas. Aqui, podemos perceber Rute agindo com misericórdia para com sua sogra, sendo um apoio, um esteio, tendo todo o compromisso de cuidar de Noemi.

O desenrolar da história é muito interessante, Rute se casou com o resgatador da família de Elimeleque, Boaz. Os dois tiveram um filho, Obede, o qual foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi e fazem parte da genealogia do Senhor Jesus!

E nesta linda história de Rute e Noemi podemos aprender lições preciosas sobre a Verdadeira Amizade. Mas, gostaria de destacar, com toda ênfase, a respeito da Lealdade de Rute para com Noemi e para com Deus!

Rute foi uma amiga leal para Noemi a despeito das circunstâncias adversas. A pessoa leal é fiel e dedicada e sempre cumpre com suas promessas, cumpre com seus compromissos! E nessa história de Rute há pelo menos dois momentos marcantes em que ela demonstra tal lealdade a Noemi e a Deus!

O primeiro e grande momento foi quando ela disse para Noemi: “não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e o seu Deus, o meu Deus. Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada.” Aqui, Rute declara seu compromisso com Noemi e com Deus.

A outra grande situação foi quando Rute teve um filho de Boaz. Rute entregou o menino Obede para Noemi e ela ajudou a cuidar dele como se fosse seu filho. É possível imaginar a alegria de Noemi em ter aquela criança no colo e sob seus cuidados!! Com certeza foi uma ocasião muito especial em que a lealdade de Rute resultou na celebração de uma verdadeira amizade entre ela e Noemi!!

E nós? Como podemos ser amigas leais? Temos amigas leais? Temos sido amigas leais? Como podemos demonstrar essa lealdade para com uma amiga numa circunstância de depressão, que esteja enfrentando o desemprego, ou mesmo vivenciando a dor de um luto ou enfermidade, e talvez o desespero de ser mãe de primeira viagem?

O fato é que queremos muito ter uma amiga, aquela que escolhemos para confiar nosso coração, uma amiga tão leal como Rute. É um desejo inerente a todas nós, mulheres!

Mas, Deus nos chama para aprender com a lealdade de Rute e nos dispor para sermos instrumentos dELe a fim de sermos leais e comemorar uma amizade verdadeira para honra e glória do nosso bondoso Deus!!!

A lealdade de Rute foi baseada num amor altruísta, a exemplo de Provérbios 17:17, quando diz que ‘em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão’. De acordo com a narrativa bíblica, vemos Rute o tempo todo com Noemi e agindo para ser um apoio, um socorro para Noemi. Como Rute foi uma mulher forte e que confiou no Deus Todo-Poderoso!!

Eu e você, como Filhas do Rei, sejamos como Rute e que nossa lealdade, ao outro e a Deus, resulte na celebração da verdadeira amizade!!!!

Adriana Daher.

Quer conhecer outras mulheres da Bíblia, Clique Aqui!