LUTO
Queridas irmãs, hoje gostaria de falar sobre um tema sensível, mas que uma hora ou outra iremos passar por isto. O luto. O mundo em que vivemos é um mundo influenciado pelo pecado, por isso existe dor, sofrimento, lágrimas, tristeza, e muitas vezes o luto acarreta todas estas coisas, como é difícil amar enquanto nesta terra, mas só quem ama também sabe como é difícil perder. A perda é insondável, ela corrói, corrompe, enferruja nosso interior, ela confunde a mente, e em muitos casos parece que vai nos degradando aos poucos. Em algumas passagens podemos contemplar o sofrimento que o Senhor Jesus passou aqui na terra, e um desses sofrimentos, é o de luto, na famosa ressurreição de Lázaro (leia João 11). Vamos dar uma olhada nessa passagem:
Jesus não estava em Betânia quando Lázaro faleceu! Mas mesmo longe geograficamente falando, Jesus sabia da situação (“Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;” João 11:14), você muitas vezes pode sentir que Deus está longe, quer até mesmo culpá-lo, mas tenha a certeza que Deus sabe de tudo, inclusive que alguns devem ser retirados desse mundo cruel inesperadamente. Outro ponto importante é que muitos judeus tinham ido consolar as duas irmãs (Marta e Maria) e quando o Senhor Jesus chega Marta corre para os seus braços, e posteriormente, Maria joga-se aos seus pés. O consolo para todo nosso sofrimento só virá quando gozarmos de uma vida perfeita no céu, enquanto isso, ainda sofreremos, mas Deus nos permite de já gozarmos um pouco de sua presença, aliviando os piores momentos, inclusive as perdas, e como irmãos, muitas vezes não sabemos o que fazer, se visitamos ou não, se vamos ao funeral ou não, se abraçamos ou não, mas que tenhamos em mente que o ato de consolar uns aos outros é um ato digno de um cristão. Outro momento importante nesta história é que Marta e Maria reagiram de maneira diferente a chegada de Jesus na Aldeia, as pessoas vão se expressar de maneiras diferentes nos momentos mais dolorosos da vida, não existe uma receita de bolo para ser seguido em todos os casos, Deus conhece o coração de cada um, muitas vezes queremos aliviar a dor dos outros com discursos emotivos meramente vazios, só que eloquentes, e o fazemos nas intenções mais pura possível, mas estamos agindo por conta própria, porque nós achamos que é o certo a se fazer, sem pensar que a pessoa pode sentir a dor de um jeito diferente do nosso, que peçamos a Deus sabedoria para lidarmos com as dores dos outros.. Um último ponto que queria destacar: Jesus diante daquele cenário de luto, vendo pessoas que amavam sofrer, chorar, “moveu-se muito em espírito, perturbou-se e chorou” (João 11;33 e 35). Jesus já havia profetizado que Lázaro ressuscitaria, Ele sabia que Lázaro voltaria a vida, então ele poderia muito bem fazer um discurso com belas palavras, mas eu imagino que ele sentia tudo o que os outros sentiam, mesmo deixando sua forma de Deus e em forma de homem, Ele sabia que aquele sentimento doía, e Ele sentia pelos outros. Ele sabia que Lázaro voltaria a vida, mas Marta e Maria não, então Ele sabia que elas estavam sofrendo, elas estavam chorando de dor, elas ambas se prostraram perante ele num desespero “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” (João 11:32)! Ele sabia que a perda de alguém que amamos muitas vezes nos leva a uma dor tão grande que nos faz clamar por socorro. E por isso ele chorou.
Queridas irmãs, o luto dói, mas que tenhamos a certeza que na vida que nos aguarda não haverá mais tristeza, nem dor, nem lágrimas, e muito menos luto. E termino essa mensagem com um poema:
“Luto é uma dor forte, dilacerante e que rasga a alma. Luto é preparar o café e esperar pelo outro, é perceber que aquele lugar está vazio, é as velas apagadas das datas comemorativas, é bater palmas para um ser invisível. É pegar o celular e aguardar aquela ligação, rever aquela foto, abrir os braços e não ter quem abraçar. É passar a mão no colchão e não sentir mais o calor daquela pessoa, vê o quarto intacto e se perguntando quando ele volta para bagunçar. É sentir-se culpado por tentar ser feliz de novo. Luto é você acordar desesperado na madrugada com crise de pânico pedindo a Deus para trazer o outro de volta, é não saber o que fazer com as roupas, o perfume, a comida que o outro gostava. Luto é você tentar comer e a comida não descer, perder peso, isolar-se e recusar a viver. Luto é você guardar uma lembrança e chorar toda vez que escutar aquele nome. Luto é conversar com um concreto esperando que ele te responda, é imaginar o outro do seu lado mesmo não estando. O Luto merece ser respeitado, mas infelizmente só compreendemos isto quando sentimos a dor do luto, e saiba que uma coisa: o luto dói.
Sem mais!"