"Como o Senhor levanta o cansado por meio de uma só palavra"
João 20:11-18
Em alguns exemplos, vemos o Senhor como o Ressuscitado. Também como tal Ele cumpre a profecia de Isaías 50:4, e julga como servo de Deus e levanta o cansado através de uma só palavra.
Uma mulher é consolada por um chamado pessoal do Senhor ressuscitado
João 20:11-18
As vezes você ouve as pessoas dizer: você tem que amar a si mesmo. Para isso, eles usam um mandamento da Lei, que o Senhor mencionou a fim de tornar claro o núcleo da Lei, e o torcem (Marcos 12:31). Mas quando você se conhece um pouco, você sabe que não é nada adorável. Como então se pode amar a si mesmo? Isso não é uma base tola para uma vida cristã feliz?
Maria Madalena, proveniente da cidade de Magdala, foi possuída por sete demônios (Lucas 8:2). Ela é um exemplo impressionante do homem natural, como ele é completamente dominado pelo pecado e pelo diabo. Mas então ela conheceu Jesus, que a libertou de sua situação desesperadora e a curou. Sua vida deu uma volta de 180 graus. O Senhor Jesus se tornou para ela a pessoa em torno da qual tudo girava, ela não pensou em si mesma para encontrar algo que fosse adorável. Ela se aproximou de Jesus, seu Salvador e Senhor, porque com Ele ela havia experimentado a salvação completa, o amor completo e a aceitação completa. A Ele pertenciam todos os seus afetos e todo o seu amor. Ele a havia amado primeiro – como também a todos nós que acreditamos nEle, Ele nos amou primeiro. Neste amor, ela sabia que estava completamente segura. Em resposta a este amor perfeito, ela foi para seu Senhor com cada dificuldade de seu coração. As Escrituras nos dá o impressionante exemplo de uma alma que seguiu esta receita desde o início de seu caminho de fé. Onde quer que a encontremos na Bíblia, ela está em contato direto com o Senhor..
Supomos que ela era razoavelmente rica, pois podia servir ao Senhor com seus bens (Lucas 8:2,3). Será que percebemos que nossos bens materiais não nos pertencem, mas pertencem ao Senhor? Ele os confiou a nós. Nós O servimos com eles? Já perguntamos ao Senhor como devemos usá-los?
Maria Madalena foi mencionada, junto à Cruz do Salvador. Ela teve que ver como os líderes do povo haviam capturado e crucificado seu Senhor. Enquanto Maria de Betânia tinha uma certa compreensão do que o Senhor estava prestes a fazer, para Maria Madalena a morte de seu Salvador significava o fim de todas as suas esperanças. No entanto - e foi precisamente nisto que seu afeto se evidenciou - ela queria permanecer o mais próximo possível de seu Senhor.
Assim que, após o sábado, ou seja, no primeiro dia da semana, ela foi ao túmulo de manhã cedo, enquanto ainda estava escuro, ela queria prestar sua última homenagem ao seu mestre. Mas o sepulcro estava vazio. O mais rápido possível, ela levou esta notícia a Pedro e João. Os três correram para o sepulcro e se convenceram de que o corpo do Senhor realmente não estava mais ali. Pedro e João voltaram para casa. Mas Maria permaneceu.
Não havia mais lugar para onde Maria Madalena pudesse ou quisesse ir. Ela já havia dito aos dois discípulos: "Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram” (Jo 20:2). Ela queria estar com seu Senhor, que a amava e a quem ela amava, mesmo que fosse apenas seu corpo deitado no sepulcro. Ela chorava porque não podia mais estar com Ele e não sabia onde Ele estava. Quando os dois anjos lhe perguntaram: "Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Pensando que era o jardineiro, ela disse: "Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei”.
Quando o Senhor à chama pelo nome: Maria! Ela o reconhece instantaneamente. Aqui vemos a resposta de “João 10:3,4”, o bom pastor chamava sua ovelha pelo nome. Vamos parar por um momento. Temos visto a devoção de Maria expressa através de um profundo e desesperado desejo por Ele. Ele não deixa tal desejo sem resposta: Maria foi a primeira pessoa a vê-lo após a sua Ressurreição. Ele a chamou pelo nome. Maria era sua propriedade, uma ovelha pela qual ele havia dado sua vida como pastor. Ele a chamou apenas pelo nome. Ele não precisava dizer mais naquele momento. Depois disso, ele tinha outra mensagem muito importante para ela. Mas nesta breve exclamação estava contido tudo o que Maria desejava. Ela teve seu Senhor novamente. Ele ainda a amava com o mesmo amor imutável e forte. Através deste chamado, que lhe trouxe de volta a presença de seu Senhor, sua alma cansada foi erguida.
E quanto a nós?
Não nos lembramos dos filhos de Corá, a quem a presença do Senhor teve um significado extraordinário? Eles disseram: “A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo” (Sl 84:2). Ali estavam os levitas mais próximos ao Senhor. Eles oravam: “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil” (Sl 84:3.11). Que desejo fervoroso de Deus! Como é comigo e com você, que conhecemos o grande Deus em seu Filho Jesus Cristo como nosso Pai? Nosso desejo de estar próximo do Senhor, que supera completamente cada desejo de nosso coração, pode ser menor do que o dos filhos de Corá?
O que podemos trazer para nossas vidas através da vida de Maria madalena?
Como o Senhor levanta o cansado por meio de uma só palavra (João 20:11-18). Vimos uma mulher que encontrou descanso para sua consciência no Salvador do mundo (Lc 7:37-50). Depois lembramos alguns dos encontros dos crentes com o Senhor Jesus e vimos como Ele aliviou corações cansados usando vários meios - admoestação, instrução, compaixão, justificação (Lucas 10:38-42; Jo 11:17-37; Marcos 14:3-9). Nesses exemplos, pudemos ver também um desenvolvimento espiritual. Finalmente, vimos uma mulher cujo coração ansiava apenas por Ele. Feliz Maria Madalena! Como o Ressuscitado, o Senhor apareceu primeiro a ela e assim satisfez o desejo de seu coração.
Que O Senhor nos conceda:
- Descanso no que sua graça nos proporciona,
- Aprender aos seus pés,
- Aceitar sua repreensão,
- Experimentar seus ensinamentos, seu conforto e sua compaixão,
- Trazer-lhe nossa homenagem.
Desta forma, o Senhor nos dá uma grande graça e assim promove nossa vida espiritual e nosso crescimento interior. Ele quer nos guiar para que Sua pessoa se torne tudo para nós. O que Ele faz é ótimo. Mas maior do que Sua ação é o que Ele é para nós como pessoa.
Texto adaptado de:
Volume: 2018 - Edição: 3 - Página: 23
Autor: Urs Hänseler
Continue lendo sobre Maria Madalena