O Mel na Sua Vida
Desde que o mundo é mundo, o #mel é um dos alimentos mais consumidos e praticamente todas as civilizações o utilizaram tanto como alimento quanto como medicamento!
A ciência já comprovou diversos atributos do mel:
- Antimicrobiano
- Antiinflamatório
- Analgésico
- Antialérgico,
- Auxiliar no tratamento de câncer, doenças coronárias e infecções gastrointestinais.
- Cicatrizante
- Estimulante
- Expectorante
Nunca existirão dois méis identicos, porque a cor, o sabor, a textura, o aroma e os nutrientes variam de acordo com a origem das plantas usadas por nossas lindas abelhinhas, do clima, do solo, a espécie da abelha...
São ricoss em minerais: potássio, selênio, manganês, zinco, cromo, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, cobalto e cobre; E vitaminas A, B2, C e B6. O néctar é usado como #suplemento devido a grande oferta de proteína (aprox. 25%) mas no mel existem apenas #aminoácidos livres principalmente a prolina (entre 49 e 59%) um dos motivos do mel ser cicatrizante!!!
Masss atenção 1: se você é #diabético melhor evitar! Pra poder consumir com segurança, procure uma nutricionista para adequar sua dieta!!!
E atenção 2: o mel NÃO é indicado para crianças menores de 2 anos!!! aquele papo de “melzinho na chupeta” pode ser muito perigoso, devido à bactéria Clostridium botulinum! Para os bebês é uma ameaça pois pela imaturidade imunológica não conseguem competir com o vilão que leva ao botulismo, doença grave que pode até matar!
No Brasil o consumo por habitante é baixo, cerca de 100 g/habitante/ano e, no mundo, o consumo chega a 2,4 Kg!
Minhas amadas, vamos melhorar essa estatística, e incluir mel nosso dia a dia, em receitas, para adoçar ou até mesmo purinho!
Thais Frank
Referências:
Escobar e Xavier, 2013:
Just e Nespolo, 2010:
Se gostou e quer ler outros temas, clique Arroz e Feijão