Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza? Lucas 16.11
Essas ”riquezas de origem injusta” são os bens materiais e as riquezas terrenas. Não existe ilusão mais difundida do que aquela que diz que rico é quem tem muito dinheiro.
Dizemos que casas e terrenos são “bens imóveis” porque acreditamos que eles não se movem e não podem ser tomados de nós contra nossa vontade. Chamamos ações e apólices de seguro de “seguridades” porque cremos que podem nos garantir verdadeira segurança.
Em Lucas 16.11 o Senhor diferencia entre riquezas de origem injusta e a verdadeira riqueza. As coisas que as pessoas consideram riqueza não são riqueza de forma alguma.
João era um cristão temente a Deus que trabalhava de caseiro na propriedade de um nobre rico. Certa noite João teve um sonho impressionante, no qual ele viu que o homem mais rico do vale morreria antes da próxima meia-noite. Na manhã seguinte, quando o caseiro encontrou seu patrão, contou seu sonho. No início, o milionário se mostrou indiferente. Ele se sentia saudável como nunca. Além disso, não acreditava em sonhos.
Mas assim que o João começou seu trabalho, o ricaço chamou seu motorista e pediu que o conduzisse ao médico para uma consulta. Este solicitou uma avaliação geral de seu estado de saúde. Como era de esperar, ele gozava da mais perfeita saúde. Mesmo assim ele continuava, pensando no sonho de João e, na saída, perguntou ao médico: “Doutor, o senhor quer jantar comigo hoje?” O médico aceitou o convite.
O jantar transcorreu normalmente e a conversa girava em torno dos mais variados assuntos. Diversas vezes o médico fez menção de ir embora e toda vez seu anfitrião pedia que ele ficasse mais um pouco.
Finalmente, quando o relógio deu meia-noite, de coração aliviado, o homem rico deu boa noite a seu convidado.
Alguns minutos depois tocou a campainha. Quando o proprietário abriu a porta, a filha do João o cumprimentou e disse: “Peço desculpas, mas minha mãe mandou dizer que papi teve um ataque de coração e acabou de falecer”.
O homem mais rico do vale morreu nessa noite.
Extraído do Devocional Luz para o Caminho. Editora Chamada da Meia Noite