O PODER DA CARREIRA

O PODER DA CARREIRA

 

No texto bíblico de 2 Timóteo 4:7,8, o apóstolo Paulo se mostra consciente de que ele havia cumprido, fielmente, o ministério a ele proposto e, também, consciente da recompensa que Cristo tem reservado para os fiéis, e, então, Paulo vai passando o bastão para Timóteo.

Eu fui desafiada a falar sobre o ‘Poder da Carreira’ em uma conferência de mulheres cristãs! E então, discorrer sobre como entender o envolvimento da mulher na carreira profissional, sendo esposa, mãe, uma mulher cristã que serve sua família e a comunidade em que está inserida através de sua profissão, visando fazer tudo para a glória de Deus!

Foi quando o texto de 2 Timóteo, citado acima, me veio à mente, não porque eu tenha encerrado minha carreira, mas porque é um alvo para mim! Completar com excelência a carreira que Deus propôs para eu realizar, segundo a vontade dEle!

Inicialmente, gostaria de conceituar trabalho. O termo no dicionário traz como significado um conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que uma pessoa exerce para atingir determinado fim; e, ainda, outro significado traz que é uma atividade profissional regular, remunerada ou assalariada.

Ademais, vale ressaltar que trabalho não é castigo nem punição. Foi o próprio Deus quem, além de dar o exemplo na criação do mundo, designou para Adão e Eva o trabalho que eles teriam de governar a terra, e isso aconteceu antes do pecado (Gn. 1:27-30). Deste modo, percebe-se, claramente, que Deus deu a Adão e Eva um conjunto de atividades produtivas e criativas com um determinado fim. E naquele contexto, Adão e Eva desfrutavam da presença de Deus e realizavam suas atividades com toda alegria e satisfação por causa da divina comunhão.

Tristemente, com a entrada do pecado nesse cenário, o trabalho continuou a existir, porém, ganhou o ônus da canseira e do enfado. Hoje, qualquer que seja o trabalho a ser realizado, em algum momento, teremos o desconforto do tédio e da fadiga provocados por algum tipo de esforço que tem a barreira de nossa limitação. Verdade: somos limitadas!!!!

Com isso em mente, o conceito de trabalho, é necessário entendermos a finalidade de nosso trabalho, qualquer que seja o trabalho a ser desempenhado!!!

Sou mulher, mulher cristã, casada, portanto, esposa, e, consequentemente, pela graça de Deus, também sou mãe!!!! Isso já é um trabalho com muitas atividades produtivas e criativas a serem realizadas! E isso não é brincadeira, é um papo sério!!!!

Contudo, Deus também me oportunizou a demanda de um trabalho além das fronteiras do meu lar! É certo que, meu marido e eu desenvolvemos um ministério de ensino da Palavra de Deus em nossa comunidade local! Mas, não é deste ofício eclesiástico que estou a discursar, mesmo porque ele também é um trabalho que exige muito de nossa dedicação, fidelidade e empenho.

Há 15 anos, sou escrivã de polícia civil no estado de Goiás. É uma das demandas que tenho além do meu lar e ministério! E como conciliar tantos papéis ou funções e ter o equilíbrio e uma vida salutar?

É uma pergunta que pode ser dramática se alguns princípios não forem prudentemente observados e aplicados.

O primeiro princípio a ser destacado: - Eu trabalho para o Rei Jesus!!!

 No final do verso 24 de Colossenses 3 diz: “... a Cristo, o Senhor, é que estais servindo.” Bingo! Exatamente isto! A verdade é que o nosso trabalho não é apenas uma maneira para passar o tempo e ganhar dinheiro, mas é um serviço que prestamos ao Senhor, O Rei dos reis!!!!!

Com isso em mente, independentemente da profissão ou carreira, sendo uma dona de casa, uma empresária, uma professora, uma funcionária pública, etc., não importa o que estamos fazendo ou para quem (pessoa humana) estamos trabalhando. Que o trabalho é importante, ninguém discute, MAS o mais importante é trabalhar para o Rei Jesus!!!

O segundo princípio: - Se trabalho para o Rei Jesus, devo trabalhar para a glória de Deus!!!!

O capítulo 10 e verso 31 de 1 Coríntios nos desperta para que tudo que fizermos seja para a glória de Deus; e vemos em Efésios 6:5,7 que devemos realizar o nosso trabalho com entusiasmo, servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens.

O que fazemos e como fazemos são do interesse real de Deus. O nosso trabalho é uma maneira que Deus usa para nos tornar mais semelhantes a Cristo Jesus. E Deus pode usar nosso trabalho para nos santificar, aprimorar nosso caráter cristão e nos ensinar a amá-LO mais e servi-LO melhor. Assim, cada dia é uma desafio e uma oportunidade de serviço real!!!

O terceiro princípio: - Como filha do Rei devo manter minhas prioridades corretas!!!!

Em cada fase da vida, vivemos momentos diferentes, com necessidades diferentes e demandas diferentes. A demanda de uma mulher solteira é muito diferente de uma jovem senhora casada com filhos pequenos.

E mesmo que tenhamos demandas e necessidades diferentes, não podemos abrir mão de:

  • cultivar um relacionamento íntimo e pessoal com Deus diariamente (Mt. 6:25-34);
  • fazer do lar o ministério principal: para a mulher casada é importante cuidar do bom andamento do lar e dos integrantes da família (Tito 2:3,4). Mulher, não negligencie o seu lar com a desculpa de que a sua demanda fora de casa consome o seu tempo (Pv 27:23, 31:15);
  • realizar todo trabalho com toda diligência e excelência (Gl 6:4-5).

E fica um grande alerta: não inverta a ordem destas prioridades, nem tape os olhos para os princípios elencados, qualquer que seja sua demanda; não coloque a “carreira profissional” acima de sua família, e em hipótese alguma, acima do seu tempo com Deus, pois quando isto acontecer, você estará trabalhando para o seu próprio ego e poderá ser um caos, e, é bem provável que alguns relacionamentos não sejam preservados, e o seu cansaço será maior que você possa suportar.

Qualquer que seja a carreira que nos foi proposta, ela tem o seu poder, especialmente quando trabalhamos para o Rei Jesus e visamos a Sua Glória. Assim, o poder da carreira será de servir àqueles a nossa volta e exaltar o nome de Cristo! Afinal, todas as coisas vêm dEle, existem por meio dEle e são para Ele. A Ele seja toda a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11:36)

 

Outros textos da autora

Texto de

 Adriana Daher Dijkstra