"Vê que seus negócios vão bem, a lâmpada dela fica acesa de noite." (Provérbios 31:18)
Este versículo nos traz mais uma rica lição sobre a mulher virtuosa: ela é diligente, zelosa e satisfeita com o que tem. Quando aprendemos a apreciar verdadeiramente o que possuímos, entendemos o valor das coisas que Deus nos confiou. E esse senso de valor começa em nós mesmas. Somos obra-prima do Criador, formadas com amor e propósito dentro do ventre de nossas mães. Quando reconhecemos essa verdade, passamos a valorizar mais não só os objetos materiais, mas também as pessoas ao nosso redor, transcendendo posses e status.
Agora, eu te pergunto: você tem apreciado o que tem?
Vamos refletir sobre isso a partir deste versículo. Aqui, podemos interpretar o “negócio” da mulher virtuosa como seu lar, sua família, seu esposo e sua casa. As responsabilidades cotidianas como limpar, cozinhar, organizar e cuidar não são meros deveres, mas expressões do quanto valorizamos aqueles que amamos. Não existe lucro maior do que ver o bem-estar em nosso lar!
No texto, a mulher de Provérbios 31 percebe que tudo vai bem, mas ela não apaga sua lâmpada. Isso nos ensina que sempre há algo mais que podemos fazer para fortalecer o ambiente familiar e cuidar das bênçãos que Deus nos deu.
Talvez você pense: "Mas isso significa que nem posso descansar?" Não, não é sobre abdicar do descanso, mas sobre a disposição de buscar formas de melhorar continuamente o que já está bem.
Vamos trazer isso para os dias de hoje. Pense, por exemplo, nos desafios da pandemia. Há alguns anos, o uso de máscaras e outros cuidados preventivos não faziam parte da nossa rotina, mas tivemos que nos adaptar para proteger nossas famílias. Assim como aprendemos a usar máscaras, podemos aplicar o mesmo princípio em outras áreas da vida familiar.
Uma forma prática de cuidar da saúde do seu lar é incentivar uma alimentação mais saudável. Chás, sucos naturais, frutas e legumes são aliados que podem melhorar a qualidade de vida de todos. Embora a nossa cultura brasileira seja apaixonada pelo cafezinho, podemos introduzir o hábito de consumir chás em diferentes momentos do dia. No almoço, que tal um chá-mate gelado com limão, gengibre ou canela? À noite, um chá de camomila, erva-doce ou hortelã pode trazer conforto e relaxamento. Substituir refrigerantes e bebidas açucaradas por essas opções é uma pequena mudança que faz uma grande diferença.
Agora, quero te convidar a refletir: o que você pode fazer para manter a lâmpada do seu lar acesa? Escreva para si mesma ou compartilhe com alguém. Liste pequenas mudanças que você pode implementar para melhorar a vida de sua família. Talvez seja organizar melhor o dia, criar momentos de oração em família ou simplesmente preparar uma refeição especial com carinho.
Vamos juntas aprender a apreciar o que o Senhor já nos deu, começando por nós mesmas. Valorize o que você tem, faça o melhor com o que está em suas mãos, e confie que Deus multiplicará os frutos do seu esforço!
Vou deixar dois links se quiser ter alguma ideias de chás, sucos e óleos essenciais: