Provérbios 31:21

"Quando neva, não teme por sua família, já que todos estão duplamente agasalhados."(Provérbios 31:21)

Por vivermos em um país tropical, é difícil imaginarmos um frio tão intenso a ponto de neve bloquear as portas de nossas casas. Ainda assim, podemos aprender muito com este versículo ao refletirmos sobre a atitude diligente da mulher de Provérbios 31. Desde o início do nosso estudo, tenho encorajado todas nós a nos colocarmos no lugar dessa mulher em suas circunstâncias e a adaptarmos seus exemplos para a nossa realidade atual.

Ela estava preparada para todas as estações, independentemente das dificuldades da época em que vivia. Não havia mercados abarrotados de alimentos prontos, nem lojas de departamento repletas de cobertores e roupas térmicas. Tudo precisava ser planejado e feito por suas mãos. E hoje, mesmo com tantas facilidades ao nosso alcance, como podemos aplicar este ensinamento em nossas vidas?

Uma forma prática é planejar o futuro de nossos filhos, investindo em sua educação e desenvolvimento. Nem tudo depende de grandes recursos financeiros. Existem opções gratuitas ou de baixo custo, como programas governamentais e comunitários, que podem fazer uma grande diferença na vida das crianças.

Falo com conhecimento de causa. Tive quatro filhos e, na época, trabalhávamos no comércio. Nossos recursos eram limitados, apenas o suficiente para alimentação e roupas básicas. No entanto, sempre vimos a mão de Deus nos auxiliando e provendo o necessário. Com o tempo, Ele foi abrindo portas de oportunidades para a educação deles, e eu aprendi a buscar alternativas criativas.

Por exemplo, consegui organizar aulas de natação para os meus filhos e mais 76 crianças da comunidade. A prefeitura disponibilizava um ônibus que nos levava à escola de natação duas vezes por semana. Era trabalhoso, especialmente sendo responsável por tantas crianças, mas Deus sempre colocou mães ao meu lado para me ajudar. Durante dois anos, faça chuva ou sol, lá estávamos nós.

Além disso, como não havia condições financeiras para pagar cursos de idiomas, encontrei em um sebo um curso de espanhol com CDs. Com criatividade, etiquetei os objetos da casa com os nomes em espanhol, e juntos, aprendemos o básico da língua. Mais tarde, descobri que o teatro municipal oferecia aulas de violão e teclado gratuitamente. Depois de algum tempo, surgiu a oportunidade de participar do Projeto Guri, onde meus filhos aprenderam instrumentos clássicos com empréstimos de equipamentos.

As oportunidades foram crescendo. Um conservatório, uma orquestra em outra cidade, e até um curso gratuito de espanhol oferecido pelo governo. Olhando para trás, vejo como o Senhor foi fiel. Quem poderia imaginar que minha filha mais velha se casaria com um argentino?

O que quero dizer com esses exemplos é que, quando confiamos no Senhor e buscamos soluções criativas, Ele nos capacita a preparar nossos filhos para o futuro, mesmo com recursos limitados. Como mãe, sinto que cumpri minha responsabilidade de “agasalhar duplamente” meus filhos, protegendo-os não apenas no sentido material, mas também espiritual e emocional.

Hoje sei que o futuro deles está nas mãos de Deus. O que se tornarão só Ele sabe. Mas posso dizer que, com a Sua ajuda, dei o meu melhor para protegê-los durante a infância e adolescência. Assim como Ele me ajudou, sei que ajudará você também. Confie, busque e viva cada estação com fé e dedicação.

Com amor,

Mi Ometto

 

Mais sobre Provérbios