Hoje vamos falar sobre um assunto que muitas vezes tentamos fugir: Santidade.
O que vem a sua mente quando dizemos tal palavra? Para muitos a santidade é como se fosse privativa a um grupo de monges, missionários, mártires. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. A santidade tem que estar de mãos dadas com os adolescentes, jovens, adultos, idosos, e até mesmo quando dermos adeus a está vida, estaremos lutando e batalhando pela santidade.
Santidade significa: colocar a parte ou separação (aplicado a pessoas, lugares e coisas), ela se refere a um atributo divino. Após a queda, a Bíblia relata o homem como criaturas decaídas, ímpias e pecadoras por natureza. A santidade atribuída aos seres humanos é o que as Escrituras enfatizam com veemência, é uma santidade de caráter, de conduta moral, e isso alcançamos somente através da graça de Deus por meio da salvação em Cristo Jesus nosso Senhor, essa santificação alcançamos através de uma dependência total. Te convido a refletir na seguinte exortação fundamental das escrituras:
“ Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14.
Já que temos um pouco do entendimento do que é santidade, estou de pleno acordo com a declaração de Chuck Colson:
“ A santidade é o negócio do dia-a-dia de todo cristão. Ela evidencia nas decisões que tomamos e nas coisas que fazemos, hora após hora, dia após dia”
Colson foi um ex político corrupto, que se converteu ao cristianismo e mudou radicalmente sua vida.
Se estudarmos o livro de Habacuque, veremos os gritos de angústia do profeta em meio a uma sociedade devassa e corrupta, e podemos associar aos dias atuais, como se estivéssemos vivendo as mesmas coisas. Há um outro profeta que viveu pouco tempo depois de Habacuque, Jeremias, o qual lamentou e chorou quando escrevia suas profecias ao povo. Vou citar alguns versículos no Capitulo 6 e veremos se difere de nossos dia:
“ A palavra do Senhor é para eles desprezível, não encontram nela motivo de prazer” v10, quantos nos dizem que a Bíblia são palavras antiquadas e que devem ser rescritas?
“ Desde o menor até o maior, todos são gananciosos.” v13a.
“ Profetas e sacerdotes igualmente todos praticam engano” v13b, é vergonhoso olharmos para tais homens que se intitula profetas, pastores e bispos, movidos por tal ganância, que não curam as ovelhas, muito pelo contrário, se apropriam de tudo que elas possuem para seu bel-prazer.
“ Ficarão eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha nenhuma, nem mesmo sabem corar” v15. Estamos vivendo uma poluição moral, produzida eficientemente pelo sistema, onde através de um simples clicar trazemos para nossos lares pornografia, sexo ilícito, traição, e nem tão pouco coramos de vergonha. Muitas vezes colocamos roupas novas sobre a imoralidade, fazendo com que elas se tornem engraçadas. Amadas, realmente é um assunto sério e nos traz lágrimas aos olhos…
Deus trata de uma maneira direta quando nos exorta sobre a pureza moral, Ele jamais gagueja ou muda de opinião quanto a este assunto, nos exorta a vivermos de maneira “irrepreensíveis em santidades”. Paulo nos mostra de uma maneira muito clara e fácil em 1 Tessalonicenses 4:1 a 8 “ a vivermos em santidade a medida que ficamos firmes no Senhor”. Abster-se da imoralidade é um dos assuntos nos quais ninguém está imune, isso inclui eu e você. Vamos numa próxima meditação trabalhar como abster-se destas coisas e buscarmos a ser santos assim como o nosso Senhor é.
Com amor,
Mi Ometto