Sara, a mãe da Fé.
A primeira vez que a vemos na Bíblia seu nome era Sarai (Minha Princesa), ela vivia em Ur dos Caldeus (Mesopotâmia), era casada com Abrão, seu meio irmão por parte de pai “Tera" (Gênesis 20:12) - casamentos com meias-irmãs não eram incomuns nos tempos antigos. Como esposa sua historia é a mesma de Abraão.
Sarai tinha por volta dos 65 anos quando partiram de Harã rumo à Canaã, sua beleza era tanta a ponto dos egípcios a levarem até Faraó (por duas vezes vemos Abrão temer sua vida por causa da beleza dela, Gênesis10:20/ 20: 1a 18).
O Senhor fez Abrão prosperar grandemente, nisto vemos que Sarai, apesar da grande beleza e dinheiro, pelo qual podia comprar o que queria, tinha algo que lhe afligia profundamente: não poder gerar filhos.
O Senhor fez uma promessa que de Abrão faria uma grande nação. Passaram-se 10 anos e Sarai começa a se desesperar por causa de sua idade e diz, então, a Abrão: "Eis que o Senhor tem me impedido”… Essas palavras mostram incredulidade (será que Deus esqueceu-se da promessa?). Isso faz-nos lembrar de nós mesmas (uma coisa é crer em uma promessa a princípio e outra é esperar pacientemente até seu cumprimento).
A nossa impaciência e o nosso coração preferem tudo a ter que esperar.
É verdadeiramente admirável aquilo que chegamos a fazer quando perdemos a confiança em Deus, sujeitamos a tão insignificância para satisfazer a dor momentânea da alma, não levando em conta o que poderá acarretar de consequências por essas escolhas.
Sarai resolveu “ajudar” a promessa dando sua escrava egípcia (presente da desastrosa experiência do Egito) e aquilo que parecia uma solução veio a ser uma total ruína.
Porém as misericórdias do Senhor são maiores que os nossos fracassos, e com 89 anos há uma mudança radical na vida de Sarai, agora o próprio Deus muda seu nome para Sara (a Princesa) e de seu esposo para Abraão, dando a eles uma nova esperança e confiança para suas vidas. Sara deu a luz ao seu tão almejado filho aos 90 anos.
Trinta e sete anos depois do nascimento de Isaque, Sara, então com 127 anos, faleceu em Hebron e foi sepultada em uma caverna em Macpela (Gênesis 21:1 -3) que Abraão comprou para servir de jazigo para sua família.
Vemos no Novo Testamento Sara sendo exemplo de submissão para nós (Gálatas 4:21 a 31, 1Pedro 3:5-6), ela jamais perdeu sua individualidade, fisicamente uma linda mulher, voluntariosa, determinada e de fé (Hebreus 11:11).
Que aprendamos com Sara e não busquemos os atalhos e soluções rápidas para ajudarmos a Deus.
Com amor.
Quer conhecer mais personagem bíblico? Eva, mãe da humanidade