Queridas irmãs,
Hoje eu gostaria de trazer uma reflexão um pouco diferente, e que talvez não seja o seu caso, mas você conhece alguém que passa por isso, então leia também, para saber como aconselhar essas pessoas. Enfim, hoje gostaria de discutir sobre nossas irmãs (e irmãos também), que por circunstâncias da vida, ainda estão solteiras, mesmo que para muitas destas, o sonho de casar-se seja real.
Amadas, muitas vezes a pessoa que está solteira por muito tempo e deseja ter um relacionamento pode se encontrar vulnerável, e aqui estão alguma mentiras que Satanás pode utilizar-se para te fazer abalar:
Mentira 1: você é solteira, porque você __________.
Não é bonita o suficiente, não é inteligente o suficiente, não é espiritual o suficiente ou é espiritual demais, muito introvertida ou muito extrovertida e tantas outras justificativas que tentam colocar a culpa em você. Não caia no erro de achar que você é a culpada, não existe culpa nenhuma, você é a imagem e semelhança de Deus, e sua personalidade não é um empecilho para te admirarem, seu momento só não chegou ainda, devido às circunstâncias guiadas por Deus para sua vida. Isto é, o fato de alguém ser solteira, noiva, casada (ou viúva) tem a ver, em primeiro lugar, com a soberania de Deus e com a maneira como Ele conduz uma pessoa ao longo da vida.
"Assim como tu não sabes qual é o caminho do espírito, como os ossos crescem no ventre da que está grávida, também não conheces a obra de Deus, que faz tudo" (Ecl. 11:5).
Mentira 2: se você (ainda) é solteira, é porque Deus não te ama.
Claro que você sabe que isso não é verdade. Deus é amor (1 João 4:8). Mas será que você nunca duvidou? O inimigo quer usar nossos desejos, necessidades e tristezas para nos fazer duvidar do amor de Deus. No entanto quero que vocês lembrem: um parceiro no relacionamento não seria uma prova de amor maior que a de entregar seu único Filho para morrer na cruz por nós. Não há prova de amor maior do que a revelada na cruz do calvário por nós. Não caia nessas mentiras que são como “os dardos inflamados do maligno”. Tomemos o “escudo da fé” que é capaz de extinguir esses dardos (Efésios 6:16).
Mentira 3: se você não é casada, você não tem valor real.
O inimigo pode lhe dizer: se ninguém se interessou por você ainda como companheira, você não pode valer muito - você não tem nada a oferecer. Talvez outros crentes tenham sugerido – explícita ou implicitamente – que apenas cristãos casados ‘contam’ na assembléia através das diversas atividades e ministérios. No entanto, por trás disso está o antigo erro de que meu valor depende do que os outros pensam de mim. Eu poderia mencionar sem hesitação vários irmãos e irmãs solteiros cuja fé e serviço são de grande valor para os santos. Não nos tornamos valiosos pelo que fazemos, mas somos valiosos porque Deus nos criou e somos preciosos aos Seus olhos (ver Sal. 139:12–16).
Mentira 4: é melhor casar com um incrédulo do que ficar solteiro pelo resto da vida.
A situação de estar sem um parceiro pode ser dolorosa, e a experiência da solidão pode se tornar esmagadora. Nessas ocasiões, o casamento com um incrédulo pode parecer uma solução, mas não é esse o caso! As Escrituras falam claramente desse “jugo desigual”. Você realmente acha que tal relacionamento irá satisfazer seus anseios mais profundos? Mesmo que seu parceiro seja exemplar no nível humano e ‘permita que você siga sua fé’, muito provavelmente será o caso de você adorar sozinha e ler sua Bíblia sozinha. Você não poderá conversar com seu parceiro sobre as coisas mais importantes da vida, que são as coisas do alto. E pense na vinda do Senhor, no arrebatamento – você irá para o céu sozinha! Seu parceiro estará a caminho de outro destino – um pensamento insuportável.
Obs: Deus em Sua graça pode salvar seu marido ou esposa - mas não há promessa de que isso acontecerá. Tenha em mente as consequências desta decisão.
Ainda acrescentando um último adendo, muitas irmãs e irmãos escolhem não entrar em um relacionamento por convicção, eles abrem mão da vida a dois para servirem a Deus, nestes casos, a pessoa provavelmente não estará suscetível a essas mentiras de Satanás, porque ela já fez uma escolha com Deus, então a meditação de hoje diz respeito mais aquelas pessoas que ainda esperam o tão sonhado casamento. Mas mesmo assim esse grupo que optou ser solteiro tem suas dificuldades, podem às vezes se sentir sozinhos, então chame essa irmã para tomar um café qualquer dia, fazer algo diferente, para ter comunhão, conversar sobre os planos da vida, sejamos suporte, demonstre amor, apoio, algumas decisões na vida podem ser difíceis e dolorosas, mas nós podemos auxiliar. Que Deus possa nos dar forças e nos guiar conforme a sua vontade.
Com amor,
Mi Ometto e um jovem que ainda está aprendendo!