Zípora (Êxodo 2:21; 4:24-26; 18:2)
Zípora, esposa de Moisés, representa Cristo, que foi rejeitado em sua missão como libertador de Israel. Ela se tornou esposa de Moisés no tempo em que ele foi rejeitado por seu povo e fugiu para Midiã. Provavelmente, ela o acompanhou na viagem de retorno ao Egito, mas, a partir de Êxodo 18, depois do episódio de Refidim, onde Moisés feriu a rocha, sua presença já não é mencionada. Enquanto ele conduzia o povo pelo deserto, Israel teve que arcar com as consequências de sua incredulidade por 38 anos.
No início de sua história, Zípora simboliza a igreja unida a Cristo enquanto Ele é rejeitado por Israel como Messias. No entanto, parece que ela foi, em parte, responsável pelo fato de seu filho não ter sido circuncidado, ou seja, ela não levava consigo a marca da aliança feita com Abraão e seus descendentes. Deus, no entanto, julgou Moisés, pois era ele o responsável espiritual por sua família. Diante dessa dura realidade do governo divino, Zípora percebeu seu erro e submeteu-se à vontade de Deus, realizando a circuncisão de seu filho (Êxodo 4:25).
Esse episódio nos lembra a exortação de Cristo à igreja de Laodiceia: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19). A igreja, que falhou gravemente em sua missão como testemunha fiel, é chamada ao arrependimento. Em Apocalipse 2 e 3, essa advertência ressoa sete vezes: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Em Êxodo 18, Jetro, sogro de Moisés, vai ao encontro do povo de Israel no deserto. Nessa passagem, há uma figura profética da inclusão das nações nas bênçãos do Reino Milenar. A presença de Zípora nesse contexto aponta para a igreja como noiva de Cristo, o que nos lembra Apocalipse 21, onde a igreja é descrita como "a santa cidade... que descia do céu, da parte de Deus, e tinha a glória de Deus". No versículo 24, lemos: “E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.”
Original publicado em (https://haltefest.ch), Volume: 1999 - Autor:P. Diedrich
© da tradução em português: DLC – Depósito de Literatura Cristã - www.boasemente.com.br
Outros estudos sobre mulheres, Aqui!