O Coração Alegre: A Fonte de Beleza, Saúde e Felicidade
O coração alegre é o fundamento da beleza, da saúde e da felicidade. Como diz a Palavra de Deus: “Mas o espírito triste seca os ossos” (Provérbios 17:22). Amadas, como estão os nossos ossos? Como está a nossa alma?
Tenho refletido sobre os momentos em que me deixei levar pelo rancor, pelo mau humor, e me pergunto: o que será que passa pela cabeça do Julio? Quando ele se apaixonou por mim, eu era cheia de doçura, sempre sorridente. Ele dizia que eu era o rosto mais lindo da Terra para ele (Provérbios 15:13). E, com certeza, se perguntássemos a qualquer esposo ou noivo o que mais o atraiu em sua esposa, a resposta seria: “Seu sorriso”.
Então, minhas amadas, vamos deixar de lado a autocompaixão e o desalento. A vontade do Senhor é que sejamos mulheres com corações alegres. Um rosto alegre reflete essa alegria e é capaz de acalmar até o esposo mais cansado e estressado.
Que ao acordarmos, a primeira coisa que as pessoas vejam em nós seja o nosso sorriso. Vamos ensinar às mais novas, com um sorriso, como é ser esposa, mãe, avó... Que possamos, ao sentar à mesa, mostrar gratidão, mesmo que o prato seja simples, com ovos e batatas (Provérbios 15:15), sempre com um sorriso e um coração alegre. Que nossos filhos nos vejam cantando, brincando e transbordando alegria enquanto realizamos nossas atividades cotidianas. E que a nossa alegria se transforme em um legado de gratidão e contentamento (Salmo 17:21-22).
Pensemos nas situações diárias onde podemos estabelecer o hábito de elogiar, expressar gratidão e manifestar gozo. Lembremo-nos de que a prática faz o mestre. Tenho observado em meus filhos como, ao praticarem os instrumentos musicais, a cada dia eles tocam de forma mais melodiosa e clara, superando até as músicas que achavam difíceis. Da mesma forma, na vida, se praticarmos as notas de amargura, ressentimentos e frustrações, logo seremos rápidas em tocá-las. Mas, assim como podemos escolher praticar o descontentamento, também podemos praticar a alegria e a gratidão, e com o tempo, veremos nossa alma aprender a expressá-las com mais facilidade. Até que a alegria se torne natural em nós.
Você pode se perguntar: “Sou uma pessoa alegre? Como posso ter alegria?” A resposta é simples: A prática faz o mestre! Vamos aprender a:
- Desfrutar a vida, independentemente das circunstâncias;
- Ser agradecidas, por cada pequena bênção;
- Recordar as bênçãos alcançadas, e viver com gratidão;
- Buscar os frutos do Espírito em nossas vidas (Gálatas 5:22-23);
- Expressar, sem vergonha, o nosso apreço e carinho por aqueles que amamos;
- Aceitar o que temos, com gratidão e contentamento.
Que a paz de Deus reine em nossos corações, pois fomos chamadas para viver em unidade e gratidão (Colossenses 3:15).
Com amor,
Vamos meditar mais, Criados em Cristo